Blog

TRÊS TENDÊNCIAS QUE TORNARÃO A SEGURANÇA FUNCIONAL MAIS ADAPTÁVEL

A flexibilidade é uma das qualidades mais procuradas nos sistemas de fabricação este ano. Nos últimos anos, os fabricantes e fornecedores de automação descobriram que poderiam simultaneamente aumentar a flexibilidade e reduzir os custos ao passar de uma solução de segurança por cabo para uma rede de segurança, adotando uma abordagem denominada “segurança integrada”.  

O conceito de segurança integrada se tornou comum para OEMs e usuários finais apenas no último ano, mais ou menos. Ao promover uma abordagem holística que simplifica o projeto da máquina, reduz o tempo de comissionamento e permite maior flexibilidade na reconfiguração das linhas de produção, a segurança integrada provou rapidamente seu valor. 

O futuro da segurança integrada 

Como os usuários finais descobrem como um único ambiente de desenvolvimento integrado para segurança e uma rede de segurança ajuda a minimizar os custos de manutenção, configuração e treinamento, as pessoas ficaram curiosas sobre para onde esta estratégia está se dirigindo no futuro próximo. Conversamos com Todd Mason-Darnell, Gerente de Marketing de Serviços e Segurança da Omron, para conhecer sua perspectiva. 

Todd destacou três grandes tendências para as quais soluções integradas de segurança serão um componente capacitador no que diz respeito à sua capacidade de capacitar as equipes de produção e manutenção para tornar a segurança funcional mais adaptável: 

 

  1. Segurança inteligente

À medida que a segurança funcional se torna parte da Internet das coisas (IoT), da digitalização e das iniciativas de visualização, começaremos a ver como a rede de segurança pode alimentar dados não apenas para usos tradicionais de big data, como manutenção preditiva e eficiência geral do equipamento (OEE), mas também para dar suporte a aplicações de visualização que ajudam a manter a equipe segura contra movimentos perigosos. 

 

  1. Segurança interativa

O desenvolvimento de uma plataforma de segurança comum permitirá que as equipes de manutenção monitorem e diagnostiquem eventos de diferentes fornecedores em uma única rede. Isso reduz a quantidade de trabalho necessário para a integração, simplifica o projeto da máquina e garante a operação segura do equipamento. 

O conceito de segurança interativo refere-se à eliminação ou redução da necessidade de ferramentas dedicadas de diagnóstico e solução de problemas, o que, por sua vez, facilita a manutenção da segurança. Você pode fazer um sistema completo de restauração, substituir módulos danificados ou verificar a assinatura de segurança sem usar um laptop (o que teria sido necessário com outros fornecedores ou com a Omron no passado). 

 

  1. Segurança colaborativa para soluções sem fio

É provável que vejamos a segurança integrada se tornar um componente essencial para aplicações colaborativas adaptáveis que aproveitam os dados do sensor de segurança, os tempos de reação da máquina e as funções de movimento seguro. O objetivo dessas aplicações será manter os operadores seguros sem utilizar as tradicionais zonas de proteção dura ou de risco fixo. 

TECNOLOGIAS EM MOVIMENTAÇÃO E CONTROLE PARA OTIMIZAR SEU PROCESSO PRODUTIVO