Blog

Nova Perspectiva Sobre a Fábrica do Futuro 

Há muitas perguntas relevantes no setor de fabricação. Como aumentar a flexibilidade? Como podemos garantir qualidade e precisão consistentes durante todo o processo? Qual é a melhor maneira de minimizar o impacto de recalls? E a principal: Como será a fábrica do futuro? 

Nesta era globalizada, precisamos assumir uma perspectiva global ao discutir qualquer aspecto da fabricação. Por esse motivo, vemos as tecnologias de trabalho remoto e a realidade aumentada como as principais inovações que acelerarão essa tendência para as operações mundiais. Vejamos como essas e outras tecnologias novas afetarão a fábrica da próxima geração. 

A tomada de decisões não será prejudicada pela distância 

Os próximos cinco a dez anos provavelmente testemunharão uma grande mudança em na tomada de decisões remota graças às rápidas melhorias na coleta e transferência de dados em tempo real de máquinas e trabalhos em andamento. Os gerentes de operações em uma parte do mundo poderão verificar dados sobre processos que acontecem em outra e solucionar problemas de máquinas com relativa facilidade. 

Essa tomada de decisão será auxiliada pela realidade aumentada na forma de manuais digitais que aparecem quando um operador visualiza com óculos especiais uma determinada parte de uma máquina. Na futura fábrica, também será possível trabalhar com componentes em um local completamente diferente, rompendo ainda mais as barreiras entre partes distantes do mundo. 

Despertando a criatividade com a fabricação com as luzes apagadas 

A capacidade de solucionar problemas em máquinas sem estar fisicamente presente possibilita o que é conhecido como “fabricação com as luzes apagadas”. Os robôs em uma instalação com as luzes apagadas funcionam 24 horas por dia, mantendo a produção durante toda a noite e durante outros períodos historicamente improdutivos. A execução desse tipo de instalação aumenta significativamente a produtividade sem os custos de turnos extras. 

Quando os trabalhadores humanos não estiverem mais sobrecarregados com tarefas repetitivas e tediosas, eles poderão, em vez disso, se concentrar em tarefas mais criativas, como escrever os programas que ajudam os robôs a alternar entre tarefas ou criar novas maneiras de melhorar a eficiência das operações gerais. 

Veremos que as máquinas ficam ainda mais inteligentes 

Nos próximos anos, as máquinas começarão a “entender” mais sobre si mesmas e sobre os processos de produção e começarão a ser capazes de solucionar problemas por conta própria. Com mais dados à sua disposição para “saber” quando a manutenção é necessária, essas máquinas liberarão os projetistas para pensarem mais sobre todo o processo de montagem em vez dos aspectos de essenciais. 

A nova tecnologia de visualização 3D fornecerá uma estrutura detalhada sobre a qual processos novos e aprimorados podem ser testados virtualmente sem a necessidade de construir coisa alguma. Os fabricantes podem ver como uma nova linha se encaixará em uma instalação, determinar o gasto real e desenvolvê-la extremamente rápido. 

TECNOLOGIAS EM MOVIMENTAÇÃO E CONTROLE PARA OTIMIZAR SEU PROCESSO PRODUTIVO