Blog

Mangueiras hidráulicas: alto desempenho em condições extremas

Ampliar a segurança, eliminar falhas e reduzir as necessidades de manutenção: esses são os principais fatores a serem levados em conta ao escolher uma mangueira hidráulica. A linha de mangueiras hidráulicas Parker Global Core foi desenvolvida para evitar os problemas relatados pelos clientes com relação a experiências passadas, em que outras mangueiras não cumpriram adequadamente sua função. GlobalCore é um sistema unificado que fornece mangueiras projetadas, construídas e testadas conforme a especificação ISO 18752.  

Mangueiras hidráulicas: alto desempenho em condições extremas - Mangueiras Parker GlobalCore - Parker Brasil - Hidráulica

 

Seleção simplificada e durabilidade ampliada 

Recentemente, os projetos de sistemas hidráulicos passaram a adotar especificações ISO. Como consequência, fabricantes OEM migraram para os padrões ISO em seus projetos e processos de fabricação, a fim de assegurar a venda de seus equipamentos com componentes globais. Esta mudança permitiu às indústrias reduzir a complexidade e a diversidade de códigos de mangueiras para suas aplicações. 

Em resposta às demandas dos clientes OEM e MRO, a Parker desenvolveu a linha Global Core, que consiste em um conjunto de seis mangueiras hidráulicas que podem ser selecionadas de acordo com a classe de pressão (de 1.000 a 6.000 psi), com apenas duas séries de terminais para prensagem. Esta solução simplifica o trabalho das equipes de engenharia e de manutenção, pois atendem às classes de pressões mais comuns do mercado.  

Por apresentar metade do raio de curvatura de uma mangueira convencional, a GlobalCore é extremamente flexível, tornando a instalação e o manuseio muito mais fáceis. Além disso, enquanto mangueiras comuns suportam entre 150 mil e 500 mil ciclos, as mangueiras GlobalCore foram projetadas para suportar até 2 milhões de ciclos – por isso sua vida útil é pelo menos quatro vezes maior que a das mangueiras convencionais.   

Testadas e aprovadas no mundo todo, as mangueiras Parker oferecem maior durabilidade, facilidade de uso e alto desempenho. A linha Global Core otimiza o gerenciamento de estoque do cliente, já que a solução completa do conjunto que consiste em mangueira e terminais é considerada um único produto, proveniente de um único fornecedor. 

 

Por que os clientes optam pelas mangueiras Global Core da Parker? 

  • Durabilidade: vida útil até quatro vezes maior, suporta até 2 milhões de ciclos, temperatura de trabalho de 100°C a 125°C e composição do tubo interno avançada;
  • Flexibilidade: metade do raio de curvatura exigido pela norma;
  • Facilidade de instalação: extremamente flexíveis, leves e compactas;
  • Resistência e desempenho:atende norma ISO 18752, disponíveis com cobertura Standard, ToughCover e SuperTough para maior resistência à abrasão, ampla faixa de pressão e temperatura e facilidade no manuseio; 
  • Atendimento ao cliente:ParkerStores estão disponíveis no Brasil e em todo o mundo, oferecendo atendimento de alto nível e soluções que atendem as aplicações mais complexas; 

 

Classes de pressão das mangueiras e conexões Parker Global Core 

Mangueiras hidráulicas: alto desempenho em condições extremas - Tabela das classes de pressão das mangueiras e conexões Parker Global Core - Parker Brasil - Hidráulica

 

Entenda e elimine as falhas 

Entre os motivos mais comuns de falhas em mangueiras hidráulicas estão: 

  • Pressão de trabalho incorreta: cada mangueira tem uma pressão ideal de trabalho. Se esta grandeza for excedida com frequência, a vida útil será substancialmente reduzida. Esta é uma das razões mais comuns que resultam em falha: quando a pressão máxima de trabalho não atende aos requisitos da aplicação. Por isso, na hora de selecionar uma mangueira, deve-se estar atento à pressão necessária para a aplicação em que será instalada.

Nos mercados hidráulicos e de óleo e gás, por exemplo, as mangueiras são submetidas a condições extremas, o que significa que precisam funcionar de forma consistente sob altas pressões e temperaturas. 

  • Temperaturas extremas: temperaturas de operação excessivamente altas ou baixas prejudicam o desempenho das mangueiras, ocasionando falhas em sua construção. O ambiente hostil degrada a borracha, tornando-a demasiadamente rígida e quebradiça.
  • Conexões inadequadas: a escolha errada de conexões pode resultar em vazamento, o que reduz a performance da mangueira e aumenta o tempo de inatividade ao gerar paradas imprevistas para manutenção. Ao selecionar mangueiras, além de especificar o diâmetro, temperatura/pressão de trabalho e a compatibilidade do tubo interno, selecione cautelosamente os terminais necessários para a aplicação.

 

TECNOLOGIAS EM MOVIMENTAÇÃO E CONTROLE PARA OTIMIZAR SEU PROCESSO PRODUTIVO