Controle da contaminação: a Parker cuidando da eficiência do seu sistema hidráulico
Em tempos de pandemia, fica ainda mais evidente o quão importante é o zelo pela nossa saúde, bem como de nossos familiares e colegas ao redor. Idas periódicas ao médico, exames de rotina, exercícios regulares e alimentação saudável contribuem sobremaneira com esse objetivo. Traçando um paralelo, a Parker oferece um programa que auxilia seus clientes a manter a eficiência dos sistemas hidráulicos, tendo como base o controle da contaminação. Esse programa avalia três pontos fundamentais para um completo gerenciamento dos sistemas: diagnóstico, terapia e prevenção. Veremos no artigo como funcionam e quais as soluções que a Parker tem a oferecer para cada um.
A importância do controle da contaminação nos sistemas pode ser confirmada em números, que indicam 80% das paradas de máquinas resultantes dessa causa. Os contaminantes, sejam partículas sólidas, água ou ar, provêm das mais variadas fontes. Com constantes evoluções da hidráulica e seus componentes, os parâmetros de limpeza exigidos nos fluidos são cada vez maiores. Mas como saber qual o nível atual de contaminação da sua unidade? Ou qual a hora certa de intervir? Aqui abordaremos o primeiro ponto, o diagnóstico.
Da mesma maneira que médicos solicitam exames laboratoriais ou de imagens, afim de realizar check-ups recorrentes da saúde dos seus pacientes, a Parker oferece uma robusta gama de aparelhos contadores e monitoradores de partículas contaminantes. Sejam eles portáteis, fixos ou de bancada, nossos produtos garantem leituras rápidas e precisas das condições atuais dos fluidos. Os resultados são apresentados conforme padrões internacionais, como as normas ISO4406 ou NAS1638. Com possibilidades de aplicação em diversos segmentos, é possível quantificar contaminantes em óleos hidráulicos industriais, aeronáuticos, isolantes, lubrificantes, combustíveis e até mesmo em fluidos HW (água glicol). Os dados obtidos podem ser impressos, visualizados nas telas dos aparelhos e também compartilhados diretamente em nuvens, através da interface com sensores sem fio SensoNODE™ Parker. Com esses diagnósticos em mãos, e se detectado um nível de contaminação acima dos padrões exigidos, seguimos para o próximo ponto, que é a terapia.
No momento que exames apontam alguma alteração, o médico entra rapidamente com métodos de tratamento. Podem ser remédios, injeções, dietas, afinal todos têm o mesmo objetivo, que é reestabelecer a saúde do paciente. Os aparelhos “terapêuticos” Parker vão desempenhar exatamente essa função, recondicionando o fluido, através de filtragem externa, ao grau de limpeza adequado. Muitos reservatórios têm elevada capacidade de armazenamento, o que torna a troca integral dispendiosa. Temos produtos portáteis e também off-line, que fazem essa “diálise” de maneira eficiente e segura, sem gastos financeiros com fluido novo, parada de máquina ou manutenção reativa. Nosso portfólio permite separar partículas sólidas e água, filtrar pontualmente ou dedicadamente (unidade fixa) e alcançar locais de difícil acesso, mesmo sujeitos às intempéries. É tecnologia Parker à disposição dos clientes, auxiliando a manter seu sistema ativo e sadio.
Agora que sabemos como diagnosticar precisamente e tratar quando necessário, o que podemos fazer para evitar as contaminações? É aí que entra a família de filtros e elementos filtrantes Parker. Pertencentes ao último ponto do programa, a prevenção, eles são essenciais para manter os fluidos livres de contaminantes. Como mencionado anteriormente, hábitos saudáveis nos mantêm com corpo e mente sãos. Da mesma forma, um projeto consistente, com bom dimensionamento do sistema de filtração, assegura que os demais componentes desempenhem suas funções de modo eficaz, alcançando assim o objetivo final, que é o trabalho a ser executado.
Metáforas à parte, nosso programa literalmente gerencia o seu sistema, desde a fase de implantação até a assistência técnica. Temos todo um suporte, que envolve manufatura nacional, extensa rede de distribuição e profissionais capacitados, para levar até você soluções modernas no tratamento da contaminação. Pensou em saúde do sistema, pensou Parker Hannifin!