Blog

O FUTURO DA PNEUMÁTICA

Olhando para o futuro da indústria, com todos os avanços em tecnologia que a Internet das Coisas Industrial (IIoT) traz, pode-se questionar se a pneumática ainda terá um lugar de destaque na linha de produção. Afinal, é basicamente apenas gás ou ar passando por tubos! Será que toda a inovação que está acontecendo com a digitalização significará que os componentes IIoT se tornarão muito mais importantes do que os pneumáticos? 

Pneumática e IIoT inseparáveis 

Na verdade, a resposta real é que as duas tecnologias provavelmente se tornarão inseparáveis porque executam funções igualmente importantes que estão se tornando cada vez mais interdependentes. A recente pesquisa de mercado “Factory of the Future”, da Parker, revelou que a tecnologia pneumática permanecerá, de fato, sendo um componente importante no campo da manufatura digital num futuro próximo. Embora o equipamento pneumático realmente funcione por meio de gás pressurizado ou ar se movendo através de tubos, eles permanecem as “veias” da fábrica, proporcionando movimento rápido, preciso e eficiente em linhas de automação complexas e facilitando montagem, limpeza e uma série de outras funções rápidas e fáceis na área de produção.  

Projetos pneumáticos complementam a abordagem da Indústria 4.0 

Como a pneumática existe há bastante tempo, ela já oferece alta confiabilidade e eficiência e seus projetos complementam naturalmente a abordagem modular da Indústria 4.0. Na esfera da manufatura cada vez mais digital, os sistemas pneumáticos estão sendo adaptados para atender à necessidade de dados de processo em tempo real por meio da incorporação de sensores habilitados para IIoT.  

Embora alguns fabricantes de componentes pneumáticos tenham demorado a acompanhar a tendência da digitalização, a Parker reconheceu a oportunidade de servir os clientes com conectividade e soluções de segurança com bastante antecedência. Por exemplo, todo o nosso ciclo de desenvolvimento de produto agora está focado em tornar os dispositivos “inteligentes”, garantindo que eles sejam capazes de comunicar seus status com o resto da rede. Os OEMs agora podem usar facilmente esses sistemas pneumáticos inteligentes equipados com sensores de baixo custo para monitorar de forma inteligente o status em tempo real, o posicionamento, a velocidade, a condição e a eficiência dos vários componentes que compõem a linha de automação moderna. 

Embora ainda haja um longo caminho a percorrer a fim de realizar a visão definitiva da Indústria 4.0, o presente verá a introdução gradual desses produtos que oferecem funções de controle tradicionais e inteligência acionável. A evolução da manufatura depende do desenvolvimento e da melhoria contínua dessa inteligência, dando aos usuários a capacidade de rastrear o tempo de atividade e a disponibilidade das máquinas em sua fábrica. A análise desses dados permitirá uma economia significativa de custos operacionais, por exemplo, realizando manutenção preditiva e alcançando operações otimizadas usando detecção de posição contínua. 

Opções “em vista” para designs preparados para o futuro 

Embora a tecnologia ainda esteja em um estado de fluxo, os fabricantes de máquinas e seus fornecedores de componentes agora precisarão fazer escolhas cuidadosas a fim de preparar seus projetos para o futuro. A Parker acredita que componentes e subsistemas baseados em Ethernet industrial (IE) e  baixo custo são a resposta a esse desafio e, portanto, nossos esforços recentes de desenvolvimento de produtos foram baseados em soluções de conectividade e rede habilitadas para IO-Link.  

Os produtos habilitados para IO-Link são apenas um exemplo de como a Parker, liderando com propósito, está fornecendo aos clientes tecnologias de ponta para uso em operações de manufatura globalizadas. Independentemente da localização, o uso das redes IE e IO-Link tornam o controle, a segurança e a manutenção de uma variedade de dispositivos, máquinas, sistemas e usuários simples e econômicos.  

Garantir que os principais componentes de automação, como válvulas pneumáticas, sejam habilitados para IIoT é uma excelente maneira de criar oportunidades de espaço em branco para inovação na fábrica do futuro!

TECNOLOGIAS EM MOVIMENTAÇÃO E CONTROLE PARA OTIMIZAR SEU PROCESSO PRODUTIVO