Como eliminar a geração de ruído em sistemas hidráulicos
Nos sistemas hidráulicos, o ruído é gerado primeiramente pelos trabalhos mecânicos da bomba e pelas pulsações do fluido que sai dela, à medida que esta fornece fluxo para o sistema. O ruído também pode ser gerado por qualquer elemento que cause turbulência ou mudanças na velocidade do fluido.
O ruído é cumulativo, de modo que mesmo pequenos rumores vindos de diferentes componentes podem efetivamente se somar e se amplificar, criando um problema sério no ambiente industrial.
A transmissão desses ruídos aos operadores de máquinas pode causar fadiga, danos nervosos e potencial perda auditiva, por isso é necessário o uso de protetores auriculares.
Neste artigo, adotamos o termo “ruído” para as ondas audíveis e inaudíveis do fluido. Ambas podem ser problemáticas para o usuário final do sistema hidráulico, por isso é fundamental encontrar formas de eliminá-las ou minimizá-las.
Sons audíveis
O ruído é indesejável também porque pode causar carga adicional sobre os componentes hidráulicos, levando a falhas prematuras e custos adicionais no sistema.
A norma NR-15 do Ministério do Trabalho estabelece os limites de tolerância para ruído contínuo ou intermitente e define que a máxima exposição diária permissível para períodos de oito horas é de 85 dB. Ainda assim, sabe-se que a perda da audição é uma das doenças profissionais mais frequentes em ambientes ruidosos.
Ruído mecânico
O ruído é um conhecido causador de problemas aos componentes dos sistemas hidráulicos, em particular para as conexões de aço, tubos rígidos e mangueiras, susc
etíveis a falhas por vibração.
Ressonâncias mecânicas ocorrem dentro de um sistema hidráulico quando ele é capaz de armazenar e transmitir energia entre dois ou mais pontos. Quando a frequê
ncia das oscilações se aproxima da frequência natural do sistema, as ressonâncias mecânicas aparecem na forma de vibrações. Cada componente do sistema hidráulico tem sua frequência natural mas, quando combinados, adquirem um novo conjunto de frequências, dependendo de suas propriedades de amortecimento e transmissão de energia.
A vibração pode se propagar pelo sistema hidráulico por intermédio do fluido ou das peças metálicas, alcançando todas as partes do equipamento. O ruído pode ser facilmente transmitido por componentes metálicos como bombas, válvulas, cilindros, tubos de aço e conectores, mas também pode ser conduzido pelo arame do reforço das mangueiras hidráulicas.
Eliminando o ruído
Uma solução econômica e simples para se reduzir o ruído e/ou adicionar características de amortecimento e rampa aos acionamentos hidráulicos está no uso de mangueiras com diferentes velocidades de expansão volumétrica (EV). Tal como os acumuladores, as mangueiras têm uma característica de capacitância, mas em extensões bem menores – isto é, quanto maior a expansão volumétrica, maior será o efeito acumulativo.
Solução ideal
Assim, uma maneira rápida e fácil de eliminar o ruído em sistemas de direção hidráulica, bombas hidrostáticas, saídas de bombas, entradas e saídas de motores e tomadas
de força (PTO’s) é utilizar mangueiras reforçadas com fibras termoplásticas. Essas mangueiras são construídas com tubo interno que proporciona maior compatibilidade química, fibras de alta resistência e revestimento de polímero. A mangueira termoplástica de fibra trançada atende aplicações com pressões de 500 até 7.500 psi.
Graças à sua extensa variedade de mangueiras termoplásticas com elevada capacidade de amortecimento, a linha de produtos Parflex da Parker tem ajudado diversas empresas a reduzir o ruído abaixo dos níveis audíveis de som.
Os modelos Parflex 515H, 510C, 540N, 520N e 53DM são os mais recomendados para a eliminação de ruídos e atendem pressões de trabalho entre 1.500 e 5.000 psi.